Monimiaceae

Mollinedia gilgiana Perkins

Como citar:

Monira Bicalho; Eduardo Amorim. 2022. Mollinedia gilgiana (Monimiaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

393.552,294 Km2

AOO:

212,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Flora e Funga do Brasil, 2022), com distribuição: no estado da Bahia — nos municípios Arataca, Camacan, Ibirapitanga e Wenceslau Guimarães —, no estado do Espírito Santo — nos municípios Cariacica, Domingos Martins, Ibitirama, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante —, no estado de Minas Gerais — no município Passa Quatro —, no estado do Paraná — no município Guaraqueçaba —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Itatiaia, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro e Teresópolis —, e no estado de São Paulo — nos municípios Campos do Jordão, Cotia, Iguape, Paraibuna, Piquete, Salesópolis, Santo André, São José do Barreiro, São Miguel Arcanjo e Ubatuba.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2022
Avaliador: Monira Bicalho
Revisor: Eduardo Amorim
Categoria: LC
Justificativa:

Arvoretas a árvore com até 28 m de altura, endêmica do Brasil, ocorre na Mata Atlântica, em fitofisionomias de Floresta Ombrófila. Apresenta um extenso EOO, igual a 334177km² e mais de 10 localizações condicionadas a ameaças. Adicionalmente, vários registros foram documentados em Unidades de Conservação de proteção integral. Somado a isto, não foram documentados declínios populacionais para aplicação de outros critérios. Assim, a espécie foi considerada como Menos Preocupante (LC) neste momento, demandando assim, ações de pesquisa (tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não
Razão para reavaliação? Other
Justificativa para reavaliação:

Transcorridos mais de 5 anos após a última avaliação da espécie.

Houve mudança de categoria: Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 LC

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Bot. Jahrb. Syst. 27(5): 656, 1900. É afim de Mollinedia glaziovii Perkins, pela consistência e formato das folhas e flores, mas diferencia-se desta pelo indumento pubérulo na face abaxial das folhas e os estames oblongos e conectivo não prolongoado (vs. face abaxial das folhas vilosas, estames ovados ou arredondados, com conectivo apiculado em M. glaziovii) (Flora e Funga do Brasil, 2022).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Arvoretas a árvore com até 28 m de altura (Peixoto, 2002). Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Flora e Funga do Brasil, 2022).
Referências:
  1. Flora e Funga do Brasil, 2022. Monimiaceae. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB10084 (acesso em 30 de agosto de 2022)
  2. Peixoto, A.L., 2002. Monimiaceae, in: Wanderley, M. das G.L., Shepherd, G.J., Giulietti, A.M. (Eds.), Flora Fanerogâmica Do Estado de São Paulo. FAPESP: HUCITEC, São Paulo, pp. 189–208.

Reprodução:

Fenologia: flowering (Jan~Mar)

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, Área de Proteção Ambiental Campos do Jordão, Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Área de Proteção Ambiental Itupararanga, Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, Estação Ecológica Estadual Wenceslau Guimarães, Estação Ecológica Juréia-Itatins, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Nacional da Serra das Lontras, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional de Caparaó, Parque Nacional do Itatiaia, Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e Reserva Biológica Augusto Ruschi.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que serão contemplados por Planos de Ação Nacional Territorial (PAT), no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território PAT São Paulo - 20 (SP), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.